Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revalidação de Diploma
Início do conteúdo da página

Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 11h57 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 10h30 | Acessos: 9295

Observação: A Comissão de Revalidação está recebendo presencialmente diplomas para registro e apostilamento, todas as quartas-feiras, na Reitoria, para ser atendido é necessário solicitar agendamento por meio do número de whatsapp 92 98484-0780. Para mais informações acesse aqui.

Como solicitar

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aceita somente pedidos de Revalidação feitos por meio do Portal Carolina Bori, a Ufam está cadastrada na Plataforma desde 18 de abril de 2017. 

Assim, os candidatos interessados devem acessar o link da Plataforma para início do processo de solicitação de revalidação.

 

Sobre Revalidação

Serão revalidados pelas universidades públicas brasileiras os diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacioanais de reciprocidade ou equiparação.

Sobre Reconhecimento de Títulos

Os títulos de Mestrado e Doutorado obtidos por meio de estudos cursados no exterior só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e nível equivalente ou superior.

Características

A Revalidação e o Reconhecimento de diplomas obtidos no exterior caracterizam função pública necessária das universidades públicas e privadas integrantes do Sistema de Revalidação de Títulos Estrangeiros.

Os processos de revalidação e de reconhecimento devem ser fundamentados em análise relativo ao mérito e às condições acadêmicas do curso ou programa efetivamente cursado pelo interessado e, quando for o caso, no desempenho global da instituição ofertante, levando em consideração diferenças existentes entre as formas de funcionamento dos sistemas educacionais das instituições e dos cursos em países distintos.

Prazos de tramitação na Ufam

Comissão Geral de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros - 30 dias;

Comissões de Revalidação e Câmaras - 180 dias;

Registro de Diplomas - 30 dias;

Tramitação Simplificada - 60 dias.

Documentação Obrigatória

Revalidação

Cópia do diploma;

Cópia do Histórico Escolar;

Projeto Pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ous as ementas das disciplinas;

Nominata e titulação do corpo docente.

Reconhecimento

Cadastro contendo os dados pessoais;

Cópia do diploma;

Exemplar da tese ou dissertação acompanhada da ata ou documento oficial da instituição de origem; dos currículos resumidos; e caso não haja defesa pública, dos documentos que comprovem o tipo de avaliação.

Cópia do Histórico Escolar;

Descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas, estágios.

Legislação pertinente

Portaria Normativa MEC 22, 13 de dezembro de 2016.

Portaria 1710/2917 - Institui a Comissão  Geral de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros (CGRRDE)

Portaria 0411/207 - Regulamenta Revalidação de diplomas de graduação e de pós-graduação;

Portaria 2685/2018 - Isenção das taxas de revalidação.

Para falar com a CGRRDE, envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Revalidação dos diplomas de médico

A revalidação dos formados em Medicina é feito por meio do Sistema de Revalidação de Diplomas de Médicos (Revalida), administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na Ufam quem trata da Revalidação é a Comissão de Revalidação de Diploma Médico obtido em Instituições Estrangeiras - CRDME/FM.

Os contatos da CRDME/FM são:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefones: 92-33051181 Ramal 4981

A Faculdade de Medicina está localizada na rua Afonso Pena, 1053, Centro. CEP 69020-160. Manaus - AM

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página