Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Proeg divulga Painel da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação
Início do conteúdo da página
Notícias

Proeg divulga Painel da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação

  • Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 15h32
  • Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 16h21

Dando sequência ao trabalho de Curricularização das Ações de Extensão, o Departamento de Apoio ao Ensino (DAE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, divulga o "Painel da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da Ufam".

Além dos treze cursos de Graduação que já haviam aderido à Curricularização da Extensão, mais tres cursos passam a fazer parte do Painel de Cursos que já estão adotando as Modalidades de Extensão (Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviço) para fins de creditação nos currículos de graduação, (Ciência - Matemática e Física, Biotecnologia e Enfermagem, do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Campus Coari) e com implementação de novas matrizes curriculares para 2026/1, estão os cursos de Bacharelado em Arquivologia (FIC); de bacharelado em Ciências Biológicas (ICB) e o curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Natureza e Cultura, Campus de Humaitá, todos já aprovados pela Câmara de Ensino de Graduação.

De acordo com a professora Nádia Falcão, Diretora do Departamento de Apoio ao Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o trabalho para implementação da regulamentação da Curricularização das ações de extensão Universitária nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Resolução 044/Consepe, de 4 de dezembro de 2024) se intensificaram a partir da parceria entre a Proeg e a Pró-Reitoria de Extensão, formalizada a partir de diálogos entre as duas Pró-Reitorias. "Então, ao assumirmos a direção do DAE, em julho desse ano, após reunião com a Equipe, o trabalho de curricularização da extensão foi considerado prioridade, e isso passava não somente pela reformulação dos Projetos Pedagógicos, mas também, de atuação em conjunto com a Proext", comenta. 

A professora comenta ainda que, a partir das discussões com a Proext, percebeu-se a necessidade da criação de Grupo de Trabalho composto também pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proepesp) e de Representantes dos Órgãos Suplementares, a fim de criar rede contínua de suporte aos Coordenadores de Curso  para desenvolvimento de ações de implementação da extensão curricular na universidade.

Uma das primeiras iniciativas do GT foi organizar "força tarefa" intitulada "Plantão Tira Dúvidas", uma vez que um número expressivo de cursos ainda não havia realizado as modificações curriculares necessárias para atender à Resolução 044/2023. Dessa forma, o Plantão foi direcionado a coordenadores acadêmicos de unidades, coordenadores de cursos e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) cujos cursos ainda não haviam implementado a mudança ou estavam em fase de implementação das diretrizes, sendo realizado pela Proeg e Proext, nos meses de agosto e setembro de 2025, durante a manhã e tarde, com prévio agendamento. "O Plantão Tira Dúvidas ao mesmo tempo em que proporcionou aos Coordenadores esclarecerem suas dúvidas, mostrou ao Grupo de Trabalho a necessidade da realização de evento a fim de debater amplamente a questão da curricularização da extensão na universidade tendo como referência, tanto as deliberações nacionais quanto ao definido na Resolução 044 da Ufam", relata a professora Nádia Falcão.

Com a realização do Seminário (evento ocorrido no final de setembro, no auditório do Centro de Ciências do Ambiente), mostrar e debater  os aspectos legais de todo o processo de curricularização na graduação e na pós-graduação (facultativo), que deve ser implantado conforme a Lei n. 14.934/2024 (PNE) onde está previsto o percentual mínimo de 10% de atividades de extensão para os currículos dos graduandos, bem como evidenciar que por meio da curricularização, o graduando tem a oportunidade de ampliar sua formação, uma vez que as atividades de extensão são um dos principais caminhos para o diálogo com grupos e comunidades da sociedade. "O seminário foi um sucesso haja vista termos tido ampla participação da maioria dos coordenadores de curso de graduação da Ufam", comenta.

Os cursos que ainda não deram entrada nos processos de alteração e/ou reformulação curricular, podem solicitar, via Processo SEI,  o serviço de consultoria pedagógica do DAE.

Links Relacionados
Painel da Curricularização
Plantão Tira Dúvidas
Seminário Curricularização

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página