Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PSPARFOR
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo Simplificado do Parfor

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 14h53 | Acessos: 16438

O Processo Seletivo Simplificado do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é realizado pela Universidade Federal do Amazonas no escopo da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica com a finalidade de preenchimento de vagas destinadas aos professores em efetivo exercício na educação infantil, nas séries do ensino fundamental ou no ensino médio do sistema público de ensino habilitados legalmente para o exercício da função.

Sobre o Parfor

Em vigor desde 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais de educação profissional informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.

Requisitos– Para ocupar as vagas da primeira licenciatura, o professor precisa atender diversos requisitos: estar vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal; estar no exercício da atividade do magistério; não ter curso de licenciatura. A carga horária mínima é de 2.800 horas, das quais 400 horas de estágio supervisionado. A duração do curso é de quatro anos.

O educador com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública para fazer a segunda licenciatura. Esse curso tem carga horária de 800 horas a 1.400 horas e duração entre dois anos e dois anos e meio. O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados não licenciados, no exercício da docência nas redes públicas. Essa formação complementar é de 540 horas, ministrada durante um ano.

Os cursos são gratuitos para todos os professores. O custeio é responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que repassa recursos para as instituições de ensino superior responsáveis pela formação, supervisão de estágios e certificação. Cabe às secretarias de educação oferecer aos cursistas material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o curso.

Links Relacionados
MEC
Resolução nº 039/2014 Dispõe sobre a implantação e regulamentação, no âmbito da Ufam, do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica PARFOR e revoga a resolução 019 CEG/CONSEPE, de 25 de abril de 2013.

 

Fim do conteúdo da página