Biblioteca orienta alunos com dicas sobre reposição e substituição de livros
O livro emprestado na Biblioteca foi extraviado (perdido, roubado) ou danificado (rasurado, rasgado, manchado, molhado)? Não se preocupe, segue as dicas!
Rasuras e danos identificados no empréstimo
De acordo com a Resolução 022/2019, do Conselho de Administração (Consad), o discente é responsável pela garantia da integridade física do livro que empresta nas bibliotecas da Ufam.
Deste modo, ao notar rasuras, manchas, sinais de umidade, comunique a pessoa que está realizando o seu atendimento para que seja incluída nota no exemplar, evitando que você, discente, seja responsabilizado, no ato da devolução, pelo dano pré-existente.
O livro que emprestei foi extraviado! Fui roubado! Esqueci o livro em algum lugar e não sei onde?
Neste caso, compareça à Biblioteca onde você emprestou o livro para assinar um termo se comprometendo a repor o exemplar no prazo máximo de 30 dias e receber todas as orientações necessárias para realizar a reposição ou substituição do livro extraviado.
A reposição deve ser feita mediante novo exemplar do mesmo título, edição e ano perdido, a fim de evitar que a comunidade universitária continue podendo consultar a obra.
Em caso de livros com edição esgotada ou títulos indisponíveis para compra, é necessária a indicação de um novo título para substituir o exemplar extraviado. Esta indicação é realizada por um bibliotecário com base na bibliografia constante no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Sobre isso, a biblioteca enviará todas as orientações por e-mail.
Essa não! O livro que emprestei tomou chuva!
Assim como nos casos de rasuras realizadas intencionalmente e de extravio de obras, os danos causados por líquido (água, café, suco e/ou outros fluidos) resultam na responsabilidade de reposição e/ou substituição. Então, ajude a preservar o patrimônio que é de todos e para todos nós.
Siga essas Dicas!
Não rasure, marque ou dobre, as páginas do livro;
Faça fichamentos e resumos;
Tire cópia do capítulo em estudo (isso permitirá destacar partes do texto);
Crie mapas mentais sobre o conteúdo;
Organize um caderno de notas (analógico ou digital);
Utilize marcadores removíveis (não esqueça de tirar antes de devolver o exemplar à Biblioteca);
Mantenha o seu livro preservado da chuva. Tenha sacola plástica "à mão" para esses momentos;
Líquidos não combinam com papel, cuidado com o café;
Por fim, ao terminar de estudar, guarde o livro.
Links Relacionados
Sistemas de Bibliotecas
Resolução 022/2019/Consad
Fonte:
Texto de Leonardo Gomes Remigio (Bibliotecário-Dcumentalista)
Banner Thalisson Freitas Leite (Bibliotecário-Dcumentalista)
Redes Sociais