Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 09h53 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 11h02

Quais as formas de ingresso para a Ufam?

R - Atualmente as formas de ingresso para a Universidade Federal do Amazonas são Sistema de Seleção Unificada (Enem), Processo Seletivo Contínuo (PSC),  Processo Seletivo Macro Verão (PSMV), Processo Seletivo Interior (PSI) Transferência Ex-Ofício (obrigatória), Programa Estudante Convênio (PEC-G), e Aluno Cortesia. Informações sobre os processos, clique aqui.

Como pedir contagem de crédito?

R - Ao final de cada semestre a coordenação de Registro e Controle envia às coordenações de curso lista de alunos aptos a colarem grau. Assim, no período estipulado (calendário acadêmico), os alunos que não estiverem constando nesta lista devem solicitar contagem de crédito por meio do preenchimento de formulário disponível aqui. Em caso de perda de prazo, o aluno deve se dirigir à Coordenação de Orientação Acadêmica (COA), Proeg.

A Ufam aceita transferência de outra IES?

R - Podem se transferir para a Ufam alunos que estejam amparados pela Legislação específica (ex officio) ou por meio do Processo Seletivo Extramacro (PSE), na modalidade "transferência facultativa".

Como solicitar aproveitamento de estudos feitos em outra universidade?

R - Para solicitar aproveitamento de estudos feita em outra universidade ou instituição de ensino superior o aluno deve autenticar cópias do histórico e das ementas, digitalizar e enviar por meio do Portal Ecampus para coordenação do respectivo curso. Obedecer prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico

 Como solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na Ufam com o mesmo código?

R - Por meio do Portal Ecampus o aluno solicita transferência de realização de créditos, a inclusão no histórico é feita automaticamente.

Como solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na Ufam com códigos diferentes?

R - Para solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na Ufam, porém com códigos diferentes, o aluno deve digitalizar histórico e ementas (precisam ser autenticados), em seguida enviar para a respectiva coordenação de curso

Quais são os Programas Acadêmicos oferecidos para os alunos de graduação?

R - Além das bolsas de pesquisa e de extensão, a Ufam oferta aos alunos da graduação bolsas acadêmicas para os Programas de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Monitoria, Programa de Residência Pedagógica,

Quais são os Programas de Mobilidade Nacional?

R - Para Mobilidade Nacional entres as Instituições Federais de Ensino Superior os alunos devem se engajar no Programa de Mobilidade Estudantil (Promes)  e para mobilidade da Ufam com outras Instituições de Ensino Superior (exceto com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)), bem mobilidade de estudantes de graduação da Ufam entre os seus campi, o aluno deve aderir ao Programa Interinstitucional e Intercampi de Mobilidade Estudantil (PRIIMES).

Como se candidatar à Mobilidade Internacional?

R Para realizar mobilidade internacional com bolsa, o aluno deve acompanhar os editais ofertados por diversas instituições, inclusive pela Ufam. Parar fazer mobilidade internacional sem bolsa, o aluno deve procurar a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) a fim de saber como proceder para celebração de Acordo de Cooperação.

9 Como obter Certidão de Conclusão de curso?

R A Certidão de conclusão de curso é expedida após a colação de grau mediante apresentação da ATA  devidamente assinada e tem validade de 30 dias. A solicitação é feita junto à Coordenação de Orientação Acadêmica, o prazo de expedição é de 5 dias.

Antes da colação de grau só é possível obter declaração de integralização de créditos que é expedida pela Coordenação de Registro e Controle.
 

8 Como solicitar declaração?

R Por meio do Portal Ecampus é possível obter diversos tipos de declarações. Situações mais específicas devem ser enviadas à Coordenação de Orientação Acadêmcica (COA). Saiba aqui quais são as declarações disponíveis nos Portal Ecampus.

9 O que é trancamento de disciplinas?

R Trancamento de disciplina é o ato de trancar uma ou mais disciplinas durante um semestre. O trancamento de disciplinas é feito por meio do Portal do ECampus e deve ser solicitado de acordo com  calendário acadêmico.

O que é trancamento de matrícula?

R O trancamento de matrícula pode ser total (curso), ato do aluno de não se matricular em nenhuma disciplina por até dois semestres letivos consecutivos ou não e o trancamento parcial (de disciplina), conforme exposto acima.

Como solicitar segunda via do histórico?

R Acesse aqui os procedimentos necessários à expedição de segunda via do histórico.

Como solicitar segunda via do diploma?

Acesse aqui para passo a passo.

11 O que é matrícula institucional?

R Matrícula Institucional é o ato de ingresso na Universidade Federal do Amazonas, é o momento em que o candidato aprovado em Processo Seletivo se torna aluno da Ufam

O Que é matrícula em disciplinas?

R É a matrícula via Portal Ecampus nas disciplinas oferecidas pelas coordenações de cursos

Como solicitar recurso de matrícula em disciplinas não aceitas?

R O aluno somente poderá solicitar recurso de matrícula em disciplinas se estiver inscrito na referida disciplina. O recurso deve ser no Portal Ecampus e o deferimento está condicionado à existência de vaga

Como cancelar disciplinas?

R O cancelamento de disciplinas pode ser feito durante a 2ª e 3ª inscrição, ou por meio de recurso via Portal Ecampus

15 Como se dá a transferência da Ufam para outra instituição de ensino superior?

R O aluno deve pedir transferência na universidade para a qual almeja se transferir. Se o seu pedido for aceito, a IES solicita da Ufam toda documentação de transferência. Não é permitida ocupação de duas vagas nem na mesma universidade, nem em instituições públicas de ensino superior.

Como é feito o processo de jubilamento?

R Perderá o vínculo acadêmico o aluno que ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso (especificado no projeto pedagógico) ou não efetivar matrícula por mais de quatro semestres consecutivos ou não. O período de trancamento não conta para efeito de jubilamento.

Como solicitar correção de notas e faltas?

R As correções de notas e faltas deve ser feita diretamente ao professor da disciplina, de acordo com as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.

Como solicitar matrícula em curso de férias?

R  A Solicitação de matrícula para curso de férias deverá ser realizada diretamente no Portal Ecampus, conforme previsto no Calendário Acadêmico.

Quais os passos para solicitar revalidação de diploma?

R A revalidação de diploma de graduação e pós-graduação deve ser feita diretamente à Plataforma Carolina Bori, a qualquer tempo, no entanto, o sistema somente dará prosseguimento caso haja vaga. Acesse aqui e saiba mais.

Tem algum tipo de declaração para meia entrada no cinema além do comprovante de matricula?

R De acordo com legislação, a identificação dos estudantes para concessão do benefício da meia entrada será feita mediante apresentação de identidade estudantil expedida pelas entidades representativas dos estudantes (Centros Acadêmicos). Não cabe à Ufam expedir  documento para esse fim.  

Aluno finalista pode fazer o TCC junto com outras disciplinas?

R Desde que o aluno já tenha cumprido o pré-requisito para cursar o TCC,  nada impede de cursar outras disciplinas junto com a realização do Trabalho de Conclusão. O aluno deve apenas atentar para o limite de créditos do período e evitar conflito de horários.

Atividades institucionais (PIBIC, PET, MONITORIA, Programas e Projetos de Extensão, de Pesquisa, e Estágio não obrigatório, vinculados ao Ensino de Graduação e à matriz curricular do curso em que o aluno se encontra matriculado) podem ser aproveitados como carga horária optativa?

Resposta - Sim. O aluno deve solicitar solicitar via e-campus através da função aproveitamento de atividade institucional no prazo previsto em portaria e calendário acadêmico.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página