Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 09h53 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 16h11

Quais as formas de ingresso para a Ufam?

R - Atualmente as formas de ingresso para a Universidade Federal do Amazonas são Sistema de Seleção Unificada (Enem), Processo Seletivo Contínuo (PSC),  Processo Seletivo Interior (PSI), Transferência Ex-Ofício (obrigatória), Programa Estudante Convênio (PEC-G), e Aluno Cortesia. Informações sobre os processos, clique aqui.

Como pedir contagem de crédito?

R - A contagem de crédito faz parte do processamento do pedido de Colação de Grau e solicitação de expedição de diploma, feitos via Portal Ecampus. Acesse aqui e veja o passo a passo.

A Ufam aceita transferência de outra IES?

R - Podem se transferir para a Ufam alunos que estejam amparados pela Legislação específica (ex officio) ou por meio do Processo Seletivo Extramacro (PSE), na modalidade "transferência facultativa".

Como solicitar aproveitamento de estudos feitos em outra universidade?

R - Para solicitar aproveitamento de estudos feita em outra universidade ou instituição de ensino superior o aluno deve autenticar cópias do histórico e das ementas, digitalizar e enviar por meio do Portal Ecampus para coordenação do respectivo curso. Mais informações, leia o Manual de Aproveitamento de Estudos

Quais são os Programas Acadêmicos ofertados pela Proeg?

R -  Programa de Educação Tutorial, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Programa de Residência Pedagógica, Programa de Monitoria, Programa de Mobilidade Estudantil e Programa Interinstitucional de Intercampi de Mobilidade Estudantil.

Quais são os Programas de Mobilidade Nacional?

R - Para Mobilidade Nacional entres as Instituições Federais de Ensino Superior os alunos devem se engajar no Programa de Mobilidade Estudantil (Promes)  e para mobilidade da Ufam com outras Instituições de Ensino Superior (exceto com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), bem mobilidade de estudantes de graduação da Ufam entre os seus campi, o aluno deve aderir ao Programa Interinstitucional e Intercampi de Mobilidade Estudantil (PRIIMES).

Como se candidatar à Mobilidade Internacional?

R Para realizar mobilidade internacional com bolsa, o aluno deve acompanhar os editais ofertados por diversas instituições, inclusive pela Ufam. Parar fazer mobilidade internacional sem bolsa, consultar a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

9 Como obter Certidão de Conclusão de curso?

R A Certidão de Conclusão de Curso (válida por trinta dias) é expedida após a colação de grau mediante apresentação da Ata devidamente assinada, ficando disponiblizada no Portal Ecampus

9 O que é trancamento de disciplinas?

R Trancamento de disciplina é o ato de trancar uma ou mais disciplinas durante um semestre. O trancamento de disciplinas é feito por meio do Portal do ECampus e deve ser solicitado de acordo com  calendário acadêmico.

O que é trancamento de matrícula?

R O trancamento de matrícula pode ser total (curso), ato do aluno de não se matricular em nenhuma disciplina por até dois semestres letivos consecutivos ou não e o trancamento parcial (de disciplina), conforme exposto acima.

Como solicitar segunda via do histórico?

R A segunda via do Histórico é expedida via Ecampus (alunos formados a partir de 2005) e por meio de solicitação via email. Acesse para saber mais.

Como solicitar segunda via do diploma?

R  Acesse aqui para passo a passo.

O que é matrícula institucional?

R Matrícula Institucional é o ato de ingresso na Universidade Federal do Amazonas, é o momento em que o candidato aprovado em Processo Seletivo se torna aluno da Ufam.

O Que é matrícula em disciplinas?

R É a matrícula via Portal Ecampus nas disciplinas oferecidas pelas coordenações de cursos.

15 Como se dá a transferência da Ufam para outra instituição de ensino superior?

R O aluno deve pedir transferência na universidade para a qual deseja se transferir, caso seu pedido seja aceito, a IES solicita da Ufam toda documentação de transferência. 

Como é feito o processo de jubilamento?

R Perderá o vínculo acadêmico o aluno que ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso (especificado no projeto pedagógico) ou não efetivar matrícula por mais de quatro semestres consecutivos ou não. O período de trancamento não conta para efeito de jubilamento.

Como solicitar correção de notas e faltas?

R As correções de notas e faltas deve ser feita diretamente ao professor da disciplina, de acordo com as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.

Quais os passos para solicitar revalidação de diploma?

R A revalidação de diploma de graduação e pós-graduação deve ser feita diretamente à Plataforma Carolina Bori, a qualquer tempo, no entanto, o sistema somente dará prosseguimento caso haja vaga. Acesse aqui e saiba mais.

Aluno finalista pode fazer o TCC junto com outras disciplinas?

R Desde que o aluno já tenha cumprido o pré-requisito para cursar o TCC,  nada impede de cursar outras disciplinas junto com a realização do Trabalho de Conclusão. O aluno deve apenas atentar para o limite de créditos do período e evitar conflito de horários.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página