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DPA/Proeg realiza mapeamento das causas de retenção dos alunos participantes do Programa de Monitoria

  • Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 11h50
  • Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 12h55

Com a finalidade de modernizar o mapeamento das causas de retenção dos alunos participantes do Programa de Monitoria e otimizar a atividade de elaboração do Relatório Semestral de Atividades de Monitoria da disciplina (Resolução nº 006/2013-CEG/CONSEPE), o Departamento de Programas Acadêmicos (DPA) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduaçao (Proeg), vem trabalhando desde de 2023 com pesquisa (Google Forms) junto aos discentes e aos docentes orientadores para coletar informações detalhadas quanto à experiência dos alunos monitores. Este novo formato foi cuidadosamente estruturado, contendo perguntas específicas e espaço para observações, críticas, complementos e sugestões, que são analisadas pela Comissão de Monitoria da Proeg.

De acordo com a diretora do Departamento, servidora Jane Guidão, até o primeiro semestre de 2023, o processo de elaboração desse relatório era feito por meio do preenchimento de um formulário impresso, exigido dos professores, mas sem análise ou aplicação dos dados coletados. Esse modelo não permitia uma utilização efetiva das informações para a melhoria contínua do programa. "A aplicação das Fichas de Avaliação Discente (FAD) e de Avaliação Docente (RAD) , permitiu a análise de índices alcançados pelo Programa de Monitoria durante o período letivo, com base nesses dados  é possível realizar diagnóstico detalhado do andamento e a execução do Programa, proporcionando um panorama mais preciso para ajustes e melhorias contínuas", comenta.

Para a Diretora, a implementação de instrumento de coleta de informações (FAD e RAD) representa um avanço na gestão e avaliação do Programa de Monitoria, pois permite melhor acompanhamento das atividades de monitoria, o que significa aprimoramento contínuo, ou seja, a partir das percepções dos professores orientadores quanto dos alunos monitores é possível obter feedback contínuo que redundará em ambiente acadêmico mais eficiente e orientado para o sucesso dos alunos.

Além do DPA, para realização semestral dos Relatórios (FAD e RAD) são necessários o envolvimento de servidores, professores, alunos, dentre outros agentes vinculados a setores específicos, conforme sequência abaixo:

  1. Alunos Monitores: Responsáveis pelo preenchimento da Ficha de Avaliação Discente (FAD), fornecendo feedback sobre a sua experiência durante o semestre.

  2. Professores Orientadores: Devem preencher o Relatório de Avaliação Docente (RAD), avaliando o desempenho dos monitores, o andamento das atividades de monitoria e o programa como um todo.

  3. Setores de Vinculação de Disciplinas (Departamentos e Coordenações Acadêmicas): Têm a função de divulgar os links para o preenchimento da FAD e do RAD, garantindo que todos os envolvidos participem do processo de avaliação.

  4. Comissão de Monitoria da PROEG: Responsável por aprovar a utilização da FAD e do RAD, além de assegurar que os dados coletados sejam utilizados de forma eficaz.

  5. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação: Por meio do DPA (Departamento de Programas Acadêmicos), coleta as informações, elabora relatórios semestrais e apresenta os resultados como componente de análise do programa. Esses relatórios são fundamentais para orientar a evolução do programa dentro do contexto Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam (PDI).

Links Relacionados
Relatórios FAD e RAD

 

 

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