Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DPA > Programas Acadêmicos > Assuntos > Editoria A > Institucional > Programa de Educação Tutorial - PET
Início do conteúdo da página

Programa de Educação Tutorial - PET

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 11h03 | Acessos: 7017

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, bem como melhorar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares ofertadas pelo Programa dão aos alunos oportunidade de vivenciar experiências que favorecem  tanto a formação global quanto acadêmica, preparando o discente para atuar no mercado profissional e/ou desenvolver estudos em programas de pós-graduação.

Sobre o PET

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o nome Programa Especial de Treinamento (PET), este programa foi transferido no final de 1989 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM). A partir de 2004, o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O PET apoia grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação do Programa.

 

GRUPOS PET UFAM

ALUNOS PARTICIPANTES

 

Links Relacionados

Legislação PET

Termo de Compromisso Aluno

Termo de Compromisso  Professor

Atestado de Frequência Mensal

 

Editais PET 

Acesse aqui

Fim do conteúdo da página