Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do ICSEZ, da etnia Sateré Mawé, vence prêmio Expocom Nacional

Aluna do ICSEZ, da etnia Sateré Mawé, vence prêmio Expocom Nacional

• Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 11h24
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 15h45

à dir profa. Marina Magalhães, Àdria Helena, à esq coordenador do curso de Comunicação Social-Jornalismo, Marcelo RodrigoVencedora do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na categoria Fotografia Artística, a aluna do curso de Jornalismos do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnica (ICSEZ), Unidade Acadêmica da Ufam, localizada no município de Parintins, Ádria Helena Xavier Albuquerque, faz parte da lista de jovens que abraçaram o protagonismo juvenil como forma de expressão e participação colaborativa. "Sempre achei que independente das condições socioeconômicas nós precisamos acreditar na nossa capacidade de fazer algo para mudarmos a realidade, assim é muito importante saber aproveitar todas as oportunidades de engajamento", comenta.

Disposição para se envolver e ir a luta não faltam a discente. Aos dezoito anos, Ádria ingressou no curso Técnico em "Recursos Pesqueiros", do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), de Parintins, porém após a conclusão ansiava por continuar estudando e tentou realizar seu sonho de fazer Direito, porém não conseguiu aprovação, então, orientada por sua mãe, decidiu tentar o curso de Jornalismo. Aprovada pelo Sisu, Ádria abraçou o curso de Jornalismo e já no primeiro período se engajou no Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), especificamente no Projeto "Protagonismo Juvenil e Educação do Campo na Comunidades Ribeirinhas do Lago Máximo Nossa Senhora do Rosário", em Parintins. "Além do aprendizado e oportunidade de impactar positivamente a vida de jovens ribeirinhos, eu acabei, por ser a única aluna do curso de Jornalismo participando de um PACE coordenado pelo curso de Pedagogia, ganhando destaque, fato que facilitou mais tarde trabalhar como estagiária no IDAM". O convite para estágio remunerado no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), veio no quarto período.

Mas, sem dúvida, participar do Expocom e sair vencedora tem significado especial, primeiro pela dificuldade de comunicação, a discente conta que já era o último dia inscrição e ela estava na comunidade do Lago do Máximo, então recebeu do coordenador do curso um "MSM" (único meio de comunicação), incentivando sua participação no evento. "Durante a pandemia, em 2021, eu havia feito trabalho de fotografia para a disciplina de Fotojornalismo, como o tema era livre, eu me inspirei no meu avô, ele sempre gostou de tirar fotos. Assim, como estávamos ilhados por causa da enchente, decidi registrar o momento em que ele ouvia a novena de São José Operário pelo rádio, decidi seguir o conselho do meu Coordenador e me inscrevi na categoria fotografia artística", explica. Em segundo lugar, pela dificuldade de deslocamento. Imagine os custos de sair de Parintins para a cidade de João Pessoa, na Paraíba, nessa hora pedir ajuda era a única saída. "A sensibilidade das pessoas em colaborar com nossa vaquinha virtual e ajuda de familiares foi a forma que encontramos para custear todo translado e estadia, além de outras pequenas despesas", conta.

A fotografia "A religiosidade em meio à Pandemia", concorreu com outros 158 trabalhos vindos de vários lugares do Brasil, após primeira eliminatória, Ádria ficou entre os cinco escolhidos e após 15 minutos de exposição para banca composta por professores renomados na área de Comunicação que tinham a missão de avaliar o contexto, a coerência e o conceito da produção artística, a discente foi a vencedora. "Não dava pra falar da fotografia, sem contar a história do meu avô, um homem simples, juteiro, devoto de São José Operário, que sofreu a dor de perder um filho e depois de ter outra filha (Angélica) com a mesma doença, então pra salvá-la fez promessa pra São José Operário que se ela ficasse curada mudaria o nome dela para Maria José. Assim foi, minha tia ficou livre da doença e passou a se chamar Maria José", expõe. A aluna conta ainda, que participar de evento em nível nacional foi uma oportunidade para de divulgar a Ufam positivamente e, sobretudo, dá visibilidade a sua etnia Sateré Mawé.

O Expocom ocorreu na Universidade Federal da Paraíba, de 5 a 9 de setembro, de 2022, com o tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”, com a participação de alunos de várias universidades brasileiras. Além da discente, o ICSEZ foi representado no evento pelos trabalhos “Revista Amazon”, do aluno líder Willian Ythano, orientado pela professora Marina Magalhães; “(Des)níveis)”, da aluna líder July Anna Barbosa; “Anfíbios”, liderado pelo aluno Ralf Cordeiro e “Blog Panorama Ribeirinho”, liderado pela estudante Estéfany Alexandra, todos sob a coordenação dos professores Marcelo Rodrigo e Marina Magalhães.

Legenda: Foto "A religiosidade em meio à Pandemia"

Legenda foto de abertura: profa Marina Magalhães, Àdria Helena e Coordenador do curso de Comunicação Social-Jornalismo, Marcelo Rodrigo