Página inicial > Últimas Notícias > Seguindo todo protocolo de biossegurança, Ufam realiza primeira Colação de Grau Presencial

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 13h22
  • Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 11h16

Em um esforço conjunto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Faculdade de Educação e Reitoria, a Ufam realizou no último dia 21 de outubro, na cidade de Tefé, a primeira Outorga de Grau presencial (desde o início da Pandemia Covid 19, as colações passaram a ser feitas somente online) para os alunos do curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI), coordenado pelo professor Gersem José dos Santos Luciano (Gersem Baniwa). Para cerimônia de colação foram tomados todos os cuidados de uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e número reduzido de familiares a fim de evitar qualquer aglomeração.

De acordo com o coordenador, 42 professores indígenas, oriundos dos seis municípios do médio Solimões (Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Fonte Boa e Coari), tiveram a alegria e a emoção de serem diplomados pela Universidade Federal do Amazonas. “Nós do curso FPI e FACED e especialmente a Turma Médio Solimões ficamos felizes por sermos a primeira turma da Ufam a colar grau presencialmente desde o início da Pandemia Covid-19. Isso mostra toda atenção dada às nossas turmas e a valorização dos povos indígenas por parte da Ufam”, comenta.

A Turma do Médio Solimões tem todos os ingredientes para fazer história, como relata a aluna Sanimara Marinho do Nascimento, do povo Ticuna, chegar até o momento da Colação foi como uma longa caminhada. "Pra nós professores indígenas não foi fácil chegarmos a esse momento único, o curso era pra ser concluído em cinco anos, e quando nós pensamos que havíamos superado todas as dificuldades, veio a Pandemia da Covid 19". A aluna diz que iniciou o curso em 2013, eram idas e vindas para Manaus, tendo que se distanciar dos familiares e com a pandemia os problemas triplicaram, sendo a parte mais sensível as ajudas de custos que deixaram de chegar. "A pandemia descontrolou tudo, então, nós fizemos uma reunião com os professores da coordenação e falamos que a gente garantia terminar o curso por nossa própria conta, nós queríamos apenas que os docentes fossem disponibilizados, a turma realmente se uniu, um ajudava o outro, nós mesmos nos tornamos orientadores uns dos outros pra que todos pudessem defender o TCC", relembra.

O aluno Maurício Cruz de Souza (etnia Kambeba) também relembra que foram anos de luta, de muita luta, mas o sabor da vitória pela conquista em Colar Grau compensou todos os sacrifícios. "Minha sensação de gratidão, sem o esforço da coordenação do curso, da Reitoria, dos professores da Faculdade de Educação esse momento não seria possível, então eu agradeço muito por poder viver esse momento de tanta alegria e felicidade".

O coordenador explica ainda, que devido à limitação de recursos financeiros e, principalmente, à Pandemia da Covid 19, a “Turma Médio Solimões”, sofreu atraso de um ano. “O curso de FPI tem duração de cinco, mas todo esse contexto de pandemia esticou o período de formação, entretanto, nós conseguimos seguir com a metodologia das aulas em módulos intensivos (dois meses), de duas etapas em formato remoto”, defende.

A próxima Colação (presencial) está marcada para ocorrer no dia 20 de novembro, 2021, com outorga de grau à Turma Alto Rio Negro em São Gabriel da Cachoeira.

Sobre o curso de FPI, acesse aqui