Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Parfor serão atendidos por meio de aulas síncronas e assíncronas

Alunos do Parfor serão atendidos por meio de aulas síncronas e assíncronas

• Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 15h18
  • Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 15h42

Atendendo atualmente 967 professores em serviço, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na Ufam, está em funcionamento há mais de dez anos e este ano (2021) enfrenta o desafio de continuar as aulas de forma remota a fim de driblar a pandemia da Covid 19. “Então, como todos os setores da sociedade, o Parfor tenta se adaptar a este novo momento, assim no último dia 22 de fevereiro de 2021, retomamos o calendário com a oferta remota do período letivo 2020/2”, explica a coordenadora, professora Heloísa da Silva Borges, do departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação (Faced).

De acordo com a coordenadora, o Programa em seus dez anos de funcionamento tem propiciado a formação de um número representativo de professores das redes municipais e estadual da Educação Básica em todo o Brasil, no Amazonas o Parfor viabilizou a formação docente em 43 municípios do estado. “Sem a presença do Parfor nos municípios do Amazonas, não seria possível termos alcançado esse ótimo resultado, principalmente em face das dificuldades em se chegar ao interior, ou seja, os municípios atendidos pelo Parfor/Ufam são bastante distantes da Capital, o que demanda planejamento detalhado e assertivo, com vistas a garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, marca registrada da Ufam. ”, comenta.

Em termos estatísticos, o Parfor/Ufam já ofertou mais de sete mil matrículas, distribuídas em diversas Licenciaturas (Pedagogia, Química, Física, Letras (Língua inglesa), Letras (Língua Portuguesa), Artes Visuais, História e Matemática), dentre outras. “Então, esse quadro diversificado de cursos nos permite atender a demanda dos municípios de acordo com os cursos mais requeridos pelos alunos, de forma que possamos atender a demanda local”, comenta. A professora acrescenta ainda, que o Parfor tem permitido que os docentes conheçam as metodologias de ensino, a didática pedagógica para elaboração de seus planejamentos anual, semestral e semanal. “A verdade é que sem o Programa, muitos dos professores ficam à mercê dos livros didáticos que são descontextualizados da região”, analisa.

Sobre as aulas online, agora para 2021, a coordenadora salienta que  apesar da precariedade de internet no interior do Amazonas, será utilizado a plataforma Google Classroom, o Aplicativo Whatsapp, além de atendimento feitos por meio de ligações telefônicas, e ainda o envio de apostilas impressas para estudo dirigido. “Nossa preocupação é manter a comunicação com os alunos e garantir a participação dos discentes nas aulas síncronas e assíncronas”, conclui.

Sobre o Parfor/Ufam

Na Ufam, o Parfor atua estruturado com Coordenação Institucional, tendo à frente os professores Heloísa Borges e Márcio de Oliveira; Coordenações de Curso, (cada curso tem um docente da Ufam nesse cargo); Coordenação local exercida pelos profissionais que moram no município em que o curso é ofertado (profissional vinculado à Secretaria Municipal de Educação e atua junto aos discentes) e pelos professores formadores (em sua maioria do quadro da Ufam).

Foto banner Alunos de Letras - Língua Inglesa