Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Zootecnia (Parintins) inaugura Centro para Pesquisas com Ovinos e Caprinos

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 09h53
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 11h09

A gestão do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) participou na manhã de hoje da inauguração do Centro de Estudos com Pequenos Ruminantes do Amazonas (CEPRAM), localizado no campus Macurany.  O centro representa um marco para o curso de Zootecnia da Ufam Parintins, que já inicia as atividades com diversos projetos de pesquisa de alunos da graduação e uma tese de doutorado.
A estrutura abriga dezesseis ovinos, com instalações construída com madeira apreendida pelo Ibama e doada para a Ufam foi desenvolvida por equipe de prestadores de serviços, sob orientações dos professores doutores do curso de Zootecnia, Michel Maciel, Marcos Ferraz, Laura Maciel e Christiano Borges, que coordena o Cepram.
A diretora do ICSEZ, professora Sandra Helena da Silva conduziu a inauguração e destacou o grande diferencial da Ufam ter um centro de pesquisa para desenvolvimento de estudos e práticas pelos docentes e discentes do curso. o professor Carlos Monteiro observou a grande quantidade de pesquisas e projetos desenvolvidos no curso de Zootecnia, inclusive a finalização de um registro de patente brasileira em tramitação nos órgãos federais, de um produto desenvolvido nos laboratórios do curso.
A coordenadora Administrativa, Daniele Canto,  apontou o trabalho de equipe para que este local de estudos e pesquisas se tornasse realidade. Durante a apresentação do Cepram, os professores Michel Maciel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros - PPGCARP/UFAM, Laura Maciel, coordenadora do curso de Zootecnia e  Christiano Borges enfatizaram os esforço da comunidade acadêmica e técnica do ICSEZ para tornar esse projeto uma realidade na melhoria contínua nos campos do ensino, pesquisa e extensão no curso de Zootecnia.
O centro, que já iniciou diversas atividades de pesquisas vai possibilitar ainda o acesso de pecuaristas e da comunidade externa para conhecer de perto a complexidade na produção de ovinos e caprinos, além de possibilitar aulas práticas, estágios, dias de campo e cursos de capacitação.

Texto: Carlos Barros Monteiro
Fotos: Acervo Cepram; Carlos Monteiro; Nilton Jacaúna