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Reponsabilidade e Competências

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 13h16 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 19h39

Pró-Reitor de Ensino de Graduação

Prof. David Lopes Netto

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Competência

 I - coordenar, dirigir, orientar e supervisionar as atividades exercidas pelos órgãos que lhes são subordinados;

II - coordenar os planos de ação pertinente à Proeg;

III - assessorar permanentemente o Reitor, em assuntos de sua competência;

IV - delegar competência específica, com anuência prévia do Reitor;

V - manter-se informado sobre planos e programas da Ufam, acompanhando o desenvolvimento de sua implantação;

VI - reunir os dirigentes dos órgãos de sua subordinação, para exame de assuntos técnicos e administrativos, quando julgar conveniente;

VII - representar ao Reitor sobre qualquer ocorrência de irregularidade, cuja providência fuja à sua alçada;

VIII - indicar o afastamento de servidores das unidades que lhes são subordinadas para a realização de trabalhos fora da sede ou de natureza especial; e

IX - comunicar-se, entender-se ou corresponder-se diretamente com quaisquer entidades ou autoridades públicas e privadas, brasileiras ou estrangeiras, em assuntos de sua competência, salvo os casos privativos do Reitor.

Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação

Luis Simão Botelho Neves

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Competência

I - assessorar o Pró-Reitor de Ensino de Graduação em suas atribuições;

II - promover a integração das ações dos Departamentos e Coordenações da Proeg;

III - fornecer subsídios para a formulação da Proposta Orçamentária e do Orçamento Próprio da Universidade;

IV - supervisionar a elaboração do Relatório Anual de atividades da Proeg;

V - gerenciar as atividades administrativas da Proeg; e

VI - exercer outras atribuições que lhes sejam cometidas, por delegação do Pró- Reitor de Ensino de Graduação.

Secretaria da Proeg

Secretária Márcia Venlud de Araújo

Bolsistas: Fabrício Cardoso Abadias e Maria do Carmos Nicacio Costa

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Competência

 I - dirigir, coordenar e supervisionar as atividades de apoio administrativo da Proeg;

II - adotar procedimentos de simplificação e eficiência dos trabalhos de apoio administrativo;

III - acompanhar o desempenho do pessoal de apoio vinculado à Secretaria da Proeg; e

IV - exercer outras atribuições que lhes sejam cometidas pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação e pelo Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação.

 

Departamento de Apoio ao Ensino - DAE

Diretora: Raimunda Monteiro Sabóia

Servidores: Adriana Souza, Fabíola Rodrigues Costa, Fernanda Feitoza, Neylanne Pimenta, Rosana Canto e João Rakson

Bolsistas: Rodrigo Valente Lobo

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Competência

I - identificar as necessidades formativas dos docentes;

II - levantar demandas referentes às necessidades de formação pedagógica continuada de docentes;

III - planejar e executar ações de formação continuada de docentes;

IV - realizar avaliações sistemáticas sobre os impactos das ações de formação de docentes;

V - prestar assessoria técnico pedagógica às coordenações dos cursos superiores;

VI - prestar assessoria pedagógica nas reuniões dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) para orientações e acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s);

VII - alimentar o Sistema Acadêmico no que lhe cabe;

VIII - analisar os processos de prática de campo, quanto à viabilidade e planejamento;

IX - analisar os processos de formulação e reformulação curricular dos cursos superiores;

X - visitar semestralmente os campi para tratar dos cursos superiores;

XI - outras atribuições correlatas. 

 

Departamento de Legislação e Normas - DLN

Diretora: Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira

Servidores: João Francisco Beckman Moura, Emanuelle Lorena Teixeira Chagas, Adriely Evelyn Larissa Magalhães Carioca, Caroline de Oliveira Collyer.

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Competência

I - prestar assessoria específica, de natureza jurídica, na área acadêmica da Instituição, tanto nos aspectos preventivos, quanto na sugestão de medidas a tomar, visando resguardar os interesses e dar segurança aos atos e decisões da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Departamentos Acadêmicos e Coordenações de Cursos;

II - elaborar informações e pareceres técnicos acerca de questões de natureza acadêmica;

III - minutar atos normativos cujos assuntos sejam correlatos às atribuições da Proeg, tais como: portarias, resoluções, instruções normativas, dentro outros;

IV - revisar editais referentes a processos seletivos, matrícula institucional, programas acadêmicos, bem como outros, desde que relacionados ao ensino de graduação;

V - outras atribuições correlatas.

 

Departamento de Programas Acadêmicos (DPA)

Diretora: Lisângela Coutinho Gomes 

Servidores: Marcelo de Castro Loebens, Roberto Rodrigues Mendes, Victor Leandro da Silva, Ormail Otero Gonçalves, Pedro José Vieira Archanj.

Bolsistas: Jackline Alves da Costa e Beatriz Santos de Andrade.

Estagiário: Emanuel de Jesus dos Santos Júnior

 

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Competência

I - os estágios obrigatório e não-obrigatório dos discentes;

II - os programas acadêmicos:

  1. a) Programa de Educação Tutorial (PET);
  2. b) Programa de Mobilidade Estudantil (PROMES);
  3. c) Programa Interinstitucional e Intercampi de Mobilidade Estudantil (PRIIMES);
  4. d) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);
  5. e) Programa de Monitoria;
  6. f) Programa de Residência Pedagógica;
  7. g) Plano Nacional de Formação dos Docentes da Educação Básica (PARFOR); e
  8. h) outros programas acadêmicos institucionalizados pela UFAM.

III - outras atribuições correlatas. 

 

Departamento de Registro Acadêmico

Diretora: Izaura Maria da Silva Jardim

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Competência

Tem por objetivo planejar, coordenar, orientar, dirigir, acompanhar e controlar todas atividades de registros relativos à vida acadêmica dos alunos de graduação desde sua admissão (matrícula institucional) à sua saída da UFAM (seja por diplomação, no caso dos alunos de graduação, ou por outros motivos); confecção e registro de diplomas de pós-graduação ministrada pela UFAM; registro de diplomas de graduação expedidos por outras Instituições de Ensino Superior do Estado do Amazonas e os expedidos por Intuições Estrangeira de Ensino Superior, revalidados pela UFAM. Está sob sua responsabilidade as Coordenações do Arquivo Acadêmico, , Coordenação de Matricula, Coordenação de Orientação Acadêmica, Coordenação de Registro de Diploma e Coordenação de Registro e Controle.

 

Arquivo Acadêmico:

Arquivista: Solange Huber dos Santos

Bolsista: Natanael Bezerra de Oliveira e Merly Dhinny Pimentel da Silva

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Competência

I - custodiar a documentação acadêmica produzida no decorrer das atividades da Proeg;

II - promover a interação documental entre os departamentos e as coordenações da Proeg, considerando a integração das diferentes fases da gestão documental;

III - desenvolver suas atividades norteadas por 02 (dois) compromissos iniciais:

  1. a) atender a necessidade básica de informação documental da Proeg e,
  2. b) organizar a massa documental recebida e produzida por seus departamentos e coordenações , que foi sendo acumulada ao longo do tempo sem orientação arquivística.

IV - organizar a documentação acadêmica recebida e produzida pela Proeg, que é composta pelos dossiês documentais dos discentes da Universidade vinculados aos cursos localizados em Manaus. E, num segundo momento, a documentação administrativa produzida pela Proeg;

V - ao Arquivo Acadêmico Corrente compete receber, identificar, ordenar, arquivar, controlar e disponibilizar o acesso da documentação acadêmica recebida e produzida na UFAM em decorrência das atividades relacionadas a vida acadêmica dos discentes até o período de encaminhamento para o Arquivo Permanente;

VI - ao Arquivo Acadêmico Permanente compete receber a documentação acadêmica encaminhada pelo arquivo corrente, selecionar, avaliar, identificar, ordenar e arquivar os documentos de valor permanente, disponibilizando sua consulta conforme a necessidade da Instituição.

 

Coordenação Apoio ao Usuário do Sistema Acadêmico (CAUSA)

Diretora: Yara Cláudia Renovato dos Santos

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Competência

I - emitir relatório de discentes matriculados por curso, para fins de eleição (Centro Acadêmico, Diretor da Unidade, Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, dentre outros);

II - elaborar, conjuntamente com o DRA, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela CRC;

 

Coordenação de Matrícula (CM)

Diretora: Jeane Cristina Ribeiro Lima

Servidores: Júlio César Batista Leal, Irones da Silva Cordeiro, Paulo Henrique Valério de Melo de Souza

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I - coordenar a matrícula institucional – logística e operacional;

II - realizar a matrícula dos discentes de graduação classificados por meio dos processos seletivos da Ufam;

III - verificar a oferta de disciplinas e preparar as turmas de ingressantes para matrícula;

IV - gerenciar a oferta de disciplinas;

V - acompanhar as solicitações e recursos de matrícula em disciplinas;

VI - efetivar o trancamento de curso ou em disciplina, nos casos excepcionais deferidos;

VII - alterar a versão curricular do discente, quando solicitado;

VIII - acompanhar os processos de jubilação/desligamento e sinalizar no SIE os casos de: jubilamento, reversão e prorrogação de prazo para a conclusão de cursos;

IX - efetivar a desistência de curso do discente;

X - cancelar a matrícula institucional;

IX - elaborar, conjuntamente com o DRA, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela CM;

 

Chefia de Cadastro Discente (CCD)

Diretor: Júlio César Batista Leal

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Competência

I - registrar no histórico do discente o status de mobilidade estudantil, para os discentes que estão
cursando disciplinas em outras Instituições de Ensino Superior (IES);

II - inclusão de nome social do discente;

III - alteração cadastral do discente;

IV - efetivar o ingresso do discente via transferência ex-officio de outras IES para a UFAM;

V - cadastrar as disciplinas no currículo do discente, matricular institucionalmente, matricular em disciplinas e acompanhar os discentes no processo de revalidação de diploma de graduação;

VI - matricular institucionalmente e em disciplinas os discentes do programa de mobilidade estudantil;

VII - matricular institucionalmente e nas disciplinas do primeiro período os discentes de Convênio PEC-G e o Aluno Cortesia;

IX - elaborar, conjuntamente com a CM, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela CCD;

 

Coordenação de Orientação Acadêmica (COA)

Diretora: Déia da Silva Trindade

Bolsistas: Rebeca Silva Rodrigues e Giselle Cristine Andrade de Oliveira

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Competência

I - participar da elaboração de formulários informativos de apoio à orientação/informação da comunidade universitária;

II - divulgar datas de acordo com o Calendário Acadêmico no "Portal do Discente";

III - manter o(a) Diretor(a) do DRA e demais órgãos da Proeg permanentemente informados sobre os assuntos pendentes que devam merecer análise mais profunda e imediata solução;

IV - desempenhar outras atividades, correlatas, que lhe sejam delegadas pelo(a) Diretor(a) do Departamento de Registro Acadêmico e/ou pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação;

V - elaborar, conjuntamente com o DRA, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela COA;

 

Coordenação de Registro de Diploma (CRD)

Diretora: Núbia Rodrigues de Souza

Servidores: Laryssa de Oliveira Melo, Olimberta Brito Bravos

Bolsitas: Luana de Oliveira Aguila  (manhã) e Kimberlly Vasconcelos Crisóstomo  (tarde)

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Competência

I - confeccionar, registrar e entregar diplomas de graduação;

II - registrar diplomas da pós-graduação stricto sensu;

III - registrar certificados de pós-graduação lato sensu;

IV - registrar diplomas de IES Privadas brasileiras;

V - registrar diplomas estrangeiros reconhecidos ou revalidados na Ufam;

VI - apostilar os complementos de habilitação nos diplomas de graduação da Ufam;

VII - elaborar, conjuntamente com o DRA, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela CRD.

 

Coordenação de Registro e Controle (CRC)

Diretora: Carla Gomes de Lima

Servidores: Ana Maria Ferreira de Paula, Adriana Andrade Cabral de Lima, Maria Nazaré Picanço

Bolsistas: Leonardo de Souza Moraes  (manhã) e Luiz Felipe  Lima de Lima  (tarde)

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Competência

I - planejar, orientar, acompanhar e controlar a execução dos registros de notas e frequências dos discentes de graduação, bem como efetuar a manutenção de histórico escolar dos discentes sempre que for detectado  algum tipo de erro de lançamento de notas e frequências devidamente confirmadas através dos boletins de notas e frequências ou quando oficialmente solicitada a correção;

II - analisar os processos de aproveitamento de estudos e efetuar o registro correspondente;

III - assessorar o (a) Diretor(a) do DRA e os demais órgãos da Proeg/Ufam, na instrução de processos relativos em assuntos específicos na área de sua competência;

IV - elaborar, conjuntamente com a DRA, o relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela CRC;

V - sinalizar no SIE os discentes excluídos em decorrência do processo de jubilamento.

 

 

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