Exame Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) cumpre o papel de avaliar o rendimento dos/as concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos seus respectivos cursos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e ainda, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e internacional.
Nesse sentido, o Enade é um componente curricular obrigatório, que possibilita avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico discente, o Exame é aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme o Inep (s.d), “[...] o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior”.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados. A situação de regularidade do/a estudante é registrada no seu histórico escolar da Graduação.
Link Relacionado
Página do Enade/Ufam
Redes Sociais