Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cancelar disciplina
Início do conteúdo da página

Cancelar ou Trancar disciplina, Qual a diferença?

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 16h16 | Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 20h03 | Acessos: 3396

Cancelamento de Disciplina

O cancelamento de disciplina é modalidade que permite ao discente ajustar sua vida acadêmica para o início do período, ou seja, deve ser feito durante o período compreendido entre a primeira e a terceira fila (inscrição de matrícula).

Passado este prazo, os discente tem período definido no calendário acadêmico para recorrer, por meio do Portal Ecampus, à Câmara de Ensino de Graduação (CEG). O resultado do recurso é divulgado no Portal Ecampus  (procurar em consultas e relatórios - espelho da solicitação).

Em caso de indeferimento, o aluno deve redigir requerimento ao Conselho de Ensino e Pesquisa, em seguida dar entrada junto ao Protocolo Geral da Ufam.

Em síntese, o cancelamento é como se o aluno nunca tivesse se matriculado, ou seja, não fica registrado no histórico nem tem influência sobre a periodização do aluno.

Trancamento de Disciplina

O trancamento de disciplina é feito no Portal Ecampus no período estipulado no calendário acadêmico (não cabe recurso), a partir do segundo ano do curso de graduação.

O limite máximo de trancamento é o total obtido por meio da soma de disciplinas ofertas no primeiro e segundo período. Se por exemplo, a soma do primeiro e segundo período forem igual a dez, este é número total que o discente poderá trancar ao longo do curso.

O trancamento de disciplina não tem efeito sobre o coeficiente do aluno, no entanto, é bom estar atento ao tempo máximo de integralização do curso, uma vez que  o aluno fica desperiodizado e isso pode retardar sua conclusão.

Sobre o assunto, acesse Resolução aqui

 

 

 

Fim do conteúdo da página