Página inicial > Últimas Notícias > Aluna da Ufam foi selecionada pela Academia Brasileira de Ciências para representar o Brasil no evento "Diálogo Nobel"

• Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 13h08
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 14h31

A Ufam, a região Norte e o Brasil será representado no evento internacional “Diálogo Nobel da América Latina e Caribe”, pela aluna Lídia Auriane de Carvalho Lima, do curso de Engenharia Mecânica. A discente está entre as 16 estudantes que irão participar da Mesa-Redonda com o prêmio Nobel da Química em 2016, Bernad Feringa (Pesquisador na área de química orgânica, nanotecnologia e catálise assimétrica, recebeu o prêmio Nobel por seus trabalhos moleculares).

Filha da professora Eliza Carvalho e do empreendedor Luiz Lima, Lídia Auriane foi indicada pela Ufam e selecionada pela Academia Brasileira de Ciências, a discente conta com admiração e diz que a indicação fortaleceu seu anseio de investir na carreira científica. “Eu estou muito feliz e ansiosa por representar o Brasil num evento tão importante para a ciência, essa indicação me motivou mais ainda a continuar investindo nos meus estudos, minha expectativa com essa participação é inspirar muitas meninas a estudar a área da Engenharia Mecânica, pouco explorada pelo sexo feminino, precisamos quebrar rótulos”, comenta.

Sobre a discente

A aluna Lídia Lauriane iniciou sua vida acadêmica aos 16 anos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) onde se formou no curso de Letras e lecionou por 4 anos em escolas públicas do estado do Amazonas. Atualmente, Lídia é aluna do curso de Engenharia Mecânica da Ufam e decidiu estudar diferentes áreas porque entendeu que, se todos seguissem o mesmo caminho, não haveria novas descobertas. No campo da pesquisa, a aluna já desenvolveu 3 projetos de pesquisa na área de Engenharia Mecânica e atualmente está engajada em um projeto de pesquisa que estuda a otimização de um ciclo Rankine Orgânico para geração de energia mais limpa a partir da biomassa do fruto do açaí. A pesquisadora acredita que é preciso pensar fora da caixa, com cabeça aberta para inovar e ser ser um diferencial para contribuir com o desenvolvimento e crescimento de sociedade mais sustentável.

Sobre o Evento

Unidos pela Ciência – Diálogo Prêmio Nobel América Latina e Caribe
Data:
16 de novembro
Horário:
13h – 16h (horário de Brasília)
Transmissão aqui