Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre Ensino Híbrido marca o encerramento do curso G Suite

Palestra sobre Ensino Híbrido marca o encerramento do curso G Suite

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h56
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 09h45

Para marcar o encerramento do curso de Formação de Professores no Uso de Ferramentas do Google Suite for Education, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), realiza webinar (todos os inscritos receberão certificado de participação) com palestra proferida pela professora Carolina Fonseca (fundadora e CEO da Comunidade Extraclass), sobre “Ensino Híbrido e Novos Cenários de Aprendizagem”.

Por meio da iniciativa, contemplada nas ações do Projeto "Formação para o Uso de Ferramentas do Google Suite For Education", os professores tiveram acesso à aulas sobre os aplicativos do G Suite do Google, sendo explorados os APPs Google Sala de aula; Google Drive (armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos); ferramentas de produtividade (Google Documentos (Docs), Google Planilhas, Google Apresentação (Slides) e Google Forms); ferramentas de Comunicação (Google Meet, Google Hangout e Google Chat); ferramentas e recursos de realidade virtual (Google Arts&Culture e Google Earth). Para a professora Odete Passos, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), investir em políticas internas de capacitação dos professores no uso de tecnologias de informação e comunicação foi de fundamental importância para que as aulas remotas pudessem ocorrer de forma mais prazerosa e atrativa para o alunos. “Poder fazer o curso G-Suite para Educação foi muito gratificante pra mim, pois pude aperfeiçoar meus conhecimentos e utilizar com segurança as ferramentas de produtividade e comunicação, sem dúvida isso contribuiu para maior interação entre mim e os alunos, permitindo uma aula mais dinâmica, centralizada e organizada”, compartilha.

O curso foi ministrado pela professora Estrela Vinente e acompanhado pelos professores com experiência em Educação a Distância Afrânio Neves, Jurandir Dutra e João Victor Rodrigues (tutores). Em seu relato, o professor Afrânio diz que o curso proporcionou aos docentes explorarem o pacote G Suite, pois muitos professores utilizavam apenas o e-mail. “O ensino remoto necessitava de suporte tecnológico, então treinar os professores quanto às ferramentas do G Suite for Education foi algo estratégico e totalmente positivo, pois a partir dessa experiência os docentes se sentiram seguros para trabalhar, não somente, com ensino remoto, mas também no modelo híbrido e no próprio modelo presencial”, comenta.

A webinar de encerramento do curso ocorre no dia 18 de dezembro, 2020, 16h, pelo Canal Ufam no Youtube, mediada pelo professor Renan Rodrigues, do Centro de Educação a Distância (CED).

As informações para entrega do certificado serão repassadas no final do evento.