Proeg e ProGesp promovem palestra sobre tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino de cursos presenciais
Tendo como parceiros o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Ufam), a Assessoria de Comunicação da Ufam, o laboratório HubEducat da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Laboratório de Design da Ufam (LabUSI), as Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e de Gestão de Pessoas (ProGesp) realizam evento online com a presença do professor Marcos Barros (UFPE), que profere palestra sobre "O Uso das Tecnologias Digitais como Recurso Pedagógico para a Aprendizagem cri-ATIVA no Âmbito dos Cursos Presenciais do Ensino Superior". O evento será mediado pela professora Cinthya Iamile Frithz Brandão de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
A realização da palestra se configura na primeira ação a ser realizada pelo Projeto “Formação para o Uso de Ferramentas do Google Suite for Education como Suporte Pedagógico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Graduação Presenciais da Ufam”, o projeto prevê a oferta de 12 turmas até dezembro de 2021. De acordo com a diretora do DAE, Raimunda Saboia, a ação está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016 – 2025 (PDI/Ufam), vetor Ensino de Graduação cuja estratégia visa à reestruturação da Política de Formação para professores, contemplando “Didática do Ensino Superior”; “Prática Inovadoras”; “Elaboração de Ementas”, e “Organização dos Planos de Ensino e do PPC”. “Na verdade, esta é a segunda iniciativa da Proeg, em 2019 nós realizamos o curso de formação em Metodologias Ativas, neste contexto a formação no G Suite vem de encontro ao cenário emergente em formar nossos professores em ferramentas de T.I como suporte pedagógico às atividades acadêmicas presenciais”, comenta.
Coordenado pelo departamento de Apoio ao Ensino (DAE), o Projeto visa colaborar para a divulgação e apropriação pelo corpo docente das ferramentas tecnológicas para o ensino; dar continuidade ao processo formativo do corpo docente, bem como ampliar o debate sobre o novo cenário imposto às universidades em virtude da pandemia da Covid 19. “Sobre a segunda etapa do projeto, voltada para o curso de formação, é importante ressaltar que não se tratra de educação a distância, uma vez que a EaD é uma modalidade de ensino com formatação própria, o curso tem a proposta de abrir a possibilidade dos professores mediarem atividades acadêmicas de forma remota”, explica.
O curso “Formação para o docente no uso das ferramentas do G Suite For Education”, previsto para ocorrer no período de 10 a 28 de agosto, 2020, será ministrado por meio do aplicativo Classroom da plataforma Google, com proposta de carga horária total de 30h, com oferta de 150 vagas (sendo 100 vagas para as Unidades Acadêmicas da Capital e 50 vagas para as Unidades Acadêmicas do Interior).
A palestra do professor Marcos Barros ocorre no dia 14 de julho, às 10h (hora Manaus), no canal Proeg Ufam e é aberto à comunidade Ufam e sociedade em geral.
Sobre o Palestrante
O professor Marcos Alexandre de Melo Barros (UFPE) é Biólogo pela Fafire, especialista em Informática na Educação pela UFPE, mestre e doutor em Ensino das Ciências pela UFRPE, com estagio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Professor da graduação no Centro de Educação e pós-graduação nos programas Educação em Ciências e Matemática (UFPE - CAA) e Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Educat. Membro da International Association for Mobile Learning. Vencedor do Premio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco - MEC (2017). Com experiencia em ensino de ciências, metodologias ativas e inovadoras, tecnologias e educação, educação a distância online, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor a distância, produção de material didático para cursos a distancia e modelagem de cursos a distancia em diferentes suportes.
Sobre a Metodologia do curso
O processo metodológico deste projeto de formação, pressupõe inclusive, que a formação se dá de forma ativa e vislumbra o antes, como momento de provocação, de situar o público-alvo (professores) em seu próprio contexto, suas necessidades e suas possibilidades. Vislumbra o durante, com uma proposta de trabalho interativa, onde envolve a atuação dos participantes como indivíduos criativos e dinâmicos no processo. E ainda tão importante quanto os outros momentos, percebe o depois como situação propícia para a práxis, onde há inevitavelmente a reflexão sobre a prática, sobre a ressignificação e onde o compartilhamento de experiências, consolida o processo formativo, sendo este, visto sempre como inacabado e passível de ajustes.
Sobre o G Suite For Education
É um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. Com o G Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensarem de forma crítica, trabalharem não só individualmente, mas de forma coletiva.
Redes Sociais