Página inicial > Últimas Notícias > Alunos Jornalismo/Parintins somam férias e realizam curso de Produção de Vídeo

Alunos Jornalismo/Parintins somam férias e realizam curso de Produção de Vídeo

• Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 10h39
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 14h47

Os alunos do curso de Jornalismo da Unidade Acadêmica de Parintins decidiram somar às férias aprendendo sobre como captar, editar e produzir vídeos. Nas últimas duas semanas (17 de julho a 2 de agosto, 2019), trinta acadêmicos liderados pelo professor Carlos Monteiro, participaram do 1º Curso de Produção e Edição de Vídeo, ministrado pelo Técnico David Huxiley.

O curso ocorreu na própria unidade, nas dependências do laboratório de vídeo do Campus do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia, com carga horária de 20h. De acordo com o professor Monteiro, discentes de diferentes períodos se inscreveram e o aproveitamento foi o melhor possível. "Ao final do curso organizamos eventos de cerimônia para entrega do "Prêmio Ósgar"  a melhor direção e melhor filme produzido pelos acadêmicos no decorrer do curso", explica.

O professor explica ainda que os alunos aprenderam desde a criação do roteiro, passando pelos elementos que compõem a produção até o final com a edição do vídeo. Para a discente Vivian Rodrigues, 7º período o curso veio para somar e deveria ser parte da grade curricular. "O curso mostrou que ser Jornalista é muito mais do que escrever uma notícia, sem dúvida todos adquirimos aprendizado que servirá para futuros trabalhos acadêmicos, bem como para nos colocar no mercado de trabalho",  comenta.

David Haxiley conta que a ideia do curso surgiu da necessidade de ofertar aos alunos oportunidade de vivenciarem na prática os conteúdos vistos em sala de aula. "Ainda que alguns alunos não venham utilizar todos os conhecimentos repassados durante o curso, todos têm a partir de agora currículo mais um pouco mais robusto e àqueles que desejarem, com um pouco de aprofundamento poderão ter renda extra, e além de tudo isso, todos aprenderam que produzir vídeo é uma forma de expressão e manifestação artística", expõe.

De acordo com o professor Monteiro, coordenador do Laboratório e vice-coordenador do curso de Comunicação Social - Jornalismo , todos os alunos serão certificados e poderão utilizar as 20h como atividades complementares. "Nós terminamos o curso com a boa notícia de que este é apenas o primeiro dos muitos cursos que pretendemos desenvolver aqui a fim de que nossos acadêmicos absorvam o máximo de conhecimento e se sintam seguros no desempenho da futura profissão de Jornalistas", conclui.

Texto fonte: Acadêmico Liam Cavalcante