Página inicial > Últimas Notícias > Ufam promove I Encontro Comemorativo do Dia do Migrante, Refugiado e Apátrida

Ufam promove I Encontro Comemorativo do Dia do Migrante, Refugiado e Apátrida

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 16h56
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 13h27

Como parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Ufam e o Alto Comissariado das Nações Unidades para Refugiados (ACNUR), a Coordenação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello promove o "I Encontro Comemorativo do Dia do Migrante, Refugiado e Apátrida", datas celebradas no mês de junho. A finalidade é debater sobre o tema “Migração e Educação: desafios ao diálogo intercultural”.

De acordo com o professor Sidney Antonio da Silva, coordenador do evento, o I Encontro será um momento de ampla discussão acerca das ações necessárias para que os refugiados tenham, efetivamente, acesso aos serviços no Brasil, com destaque para educação. “Na verdade, esta é uma questão iniciada em 2007 pelo Grupo de Pesquisa de Estudos Migratórios na Amazônia que junto com professores e alunos da Ufam, e junto com professores de outras universidades, tem fomentado o debate sobre essa sensível situação”, completa.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) estará na mesa de abertura representada pelo Pró-Reitor, professor David Lopes e a diretora do departamento de Registro Acadêmico, Izaura Maria da Silva Jardim, fará apresentação quanto às normas de seleção de candidatos na condição de refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário para os cursos de graduação, conforme Resolução 001/2024. A previsão é que o Edital seja divulgado em dezembro de 2024.

O evento ocorre no dia 19 de junho, às 14h, no auditório Alalaú, da Faculdade de Educação (Faced).

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Ufam e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) com o objetivo de promover e difundir o Direito Internacional Humanitário, o Direito Internacional dos Direitos Humanos, e, em especial, o Direito Internacional dos Refugiados que se encontrem sob a proteção internacional do Governo do Brasil, bem como de desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.

Links Relacionados
Resolução 001/2024 - Cria o Processo Seletivo de Ingresso de refugiados; solicitantes de refúgio, apátridas e portadores de visto
humanitário nos cursos de graduação da Ufam.
Acordo de Coopereação Ufam e ACNUR