Calouros 2019 são recepcionados com festa e muita informação
Unidades acadêmicas em Manaus prepararam momentos de acolhidas especiais para receber seu novos alunos. Confira algumas das recepções feitas para os calouros:
Escola de Enfermagem
Com aula magna intitulada ‘O trabalho de enfermagem em múltiplos cenários’, proferida pela professora Elizabeth Teixeira, diretora do Centro de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, a Escola de Enfermagem iniciou seu ano letivo de 2018.
A acolhida aos calouros aconteceu de 05 a 09 de março, quando os ingressantes participaram da pesquisa “Calouros de enfermagem: quem são e porque querem ser enfermeiros”, tendo como pesquisadores os professores Nair Chase, Gilsirene Scantelbury e José Ricardo Fonseca. Durante o evento, os novos alunos conheceram mais sobre o curso, a Escola de Enfermagem e a Ufam e a enfermagem como profissão.
A recepção contou com a participação dos órgãos de representação de classe dos enfermeiros (Conselho de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicato dos Enfermeiros do Amazonas) e do Centro Acadêmico de Enfermagem (Cacen), como órgão de representação estudantil. Também estiveram presentes o Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), que apresentou as ações de auxílio aos estudantes, a Assessoria de Relações Internacionais e Insterinstitucionais (Arii), que mostrou um pouco das oportunidades e os procedimentos para a realização de intercâmbio com outras universidades nacionais e internacionais, e a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cenário de prática dos acadêmicos de enfermagem da EEM.
As ações de ensino da graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pela EEM também foram apresentadas por meio de seus coordenadores, dos líderes dos grupos de pesquisa e dos coordenadores dos projetos de extensão.
Segundo a coordenadora do curso de enfermagem em exercício, professora Ilse Sodré da Motta, a acolhida aos calouros é sempre um marco na história da EEM: “A recepção dos novos alunos tem como objetivo apresentar a profissão, inseri-los na vida acadêmica, estabelecer vínculos e mostrar a EEM e a Ufam como sua instituição formadora. Para os enfermeiros docentes, a acolhida tem também o compromisso de divulgar a profissão, valorizar suas conquistas e destacar seu caráter de essencialidade”, afirmou a professora.
Para o recém-chegado ao curso, Christian Fróes Assunção, as apresentações reiteraram sua escolha pela Enfermagem: “As informações sobre a atuação do enfermeiro, apresentadas na acolhida aos calouros, vão ao encontro da opção que fiz pelo curso, e tenho certeza de que realmente quero ser enfermeiro”. Já a caloura Katarina dos Santos Araújo ficou surpresa em saber a ampla área de atuação dos enfermeiros: “A acolhida aos calouros trouxe informações sobre a enfermagem até então eu desconhecia, estou surpresa com o vasto campo de atuação do enfermeiro e suas competências”.
Graduação em Relações Públicas
O curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) realizou uma semana de recepção e integração dos 34 alunos ingressantes na graduação. A programação teve início na segunda-feira, 5 de março, com uma apresentação e um tour pelo Setor Norte da Universidade, com o apoio do Programa VIP, coordenado pela professora Célia Carvalho.
Na terça, dia 6, as atividades ocorreram no auditório Rio Solimões (IFCHS), e contou com uma programação de apresentação do curso, estrutura curricular, corpo docente e produtos que foram desenvolvidos e apresentados no evento de comemoração dos 40 anos do curso, no final do ano passado, como a Revista Institucional “Em Cartaz”, a Revista Científica “Conexões” e o documentário institucional produzido pelos alunos. A professora Judy Tavares, coordenadora do curso, iniciou dando as boas- vindas aos novos alunos e, em seguida, explicou o perfil e a dinâmica de funcionamento do curso na FIC. A atividade contou com a presença dos corpos docente e discente do curso de RP.
O evento foi construído em um trabalho conjunto da coordenação do curso, professores e alunos dos diversos períodos do curso. O acadêmico Mateus Pacheco, do 7º período, explicou o processo de construção desse evento. “Todo o trabalho desenvolvido, para que essa semana ocorresse, veio de dados obtidos da pesquisa oriunda de um trabalho de conclusão de curso da aluna finalista do curso, a Bianca Alves. Assim, a coordenadora convidou alguns alunos, de forma voluntária, para participarem do processo de criação do conceito do evento, da construção da programação e organização das atividades. Temos pessoas de todos os períodos envolvidos neste projeto, para que os calouros possam se sentir bem recepcionados e cheguem à universidade tendo um conhecimento inicial e essencial sobre as funcionalidades da Ufam, do próprio curso e, também, do mercado de trabalho”.
Durante toda a semana, o curso promoveu outras atividades de integração como mesas- redondas, oficinas, apresentações e palestras que abordaram temáticas voltadas a experiências no mercado de trabalho, com a presença de egressos do curso, as atividades e a oportunidades em mobilidade acadêmica e o processo de inserção e vivência do indivíduo no ambiente universitário. Houve, ainda, a realização de um piquenique entre os novos alunos, os veteranos e professores, para congratular esse momento importante na vida do curso.
Matéria Ascom
Redes Sociais