Página inicial > Últimas Notícias > Aulas na Ufam têm retorno presencial aprovado para 10 de janeiro de 2022

Aulas na Ufam têm retorno presencial aprovado para 10 de janeiro de 2022

• Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 08h16
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 13h22

De acordo com Calendário Acadêmico, aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), a Ufam retornará as aulas 100% presenciais em janeiro de 2022, obedecendo a todas as normas de biossegurança. Dessa forma, todos estudantes, professores, técnico-administrativos, terceirizados e visitantes ao campus e campi da Ufam deverão fazer uso de máscara durante suas permanências dentro da Ufam, serão disponibilizados totens com álcool em gel em locais estratégicos e haverá permanente e contínua comunicação educativa para manter as pessoas alertas quanto à prevenção e transmissão da Covid 19. “Embora esteja estabelecido a data de 10 de janeiro para retorno das aulas cem por cento presenciais, ressaltamos que nós ainda estamos em um período de pandemia, assim, cada unidade acadêmica e administrativa, deverá seguir o plano de biossegurança da unidade, ouvido o Comitê Local de Biossegurança (CL-Bio), também é importante que a comunidade universitária esteja toda vacinada contra Covid 19, isso nos dará maior margem de segurança", explica o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

O Pró-Reitor explica, ainda, que o retorno presencial em sua totalidade é a terceira fase do Plano de Biossegurança e Resolução aprovada pelo CONSEPE para continuidade das aulas interrompidas (março de 2020) por conta da Pandemia. Primeiramente, foi aprovado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em agosto de 2020 (Resolução 003/2020), com a aprovação do Calendário Acadêmico Especial, estabelecendo 75 dias efetivos de aulas. Após essa primeira experiência, em 2021, com resultados positivos, a PROEG propôs novo calendário para realização dos semestres 2020/1 e 2020//2. “Em fevereiro de 2021, o CONSEPE então regulamentou o Calendário Acadêmico que estabelece os semestres letivos 2020/1, 2020/2 e 2021/1, com o ensino de graduação a ser realizado nos modelos de ensino remoto, híbrido e presencial. No atual momento em que estamos finalizando o semestre letivo 2020/2, no ano civil 2021/2, a Ufam se prepara para avançar, ou melhor, retornar à modalidade presencial de forma planejada e programada por cada unidade acadêmica”, comenta o pró-reitor.

Além de todas as normas de biossegurança, a Ufam também está investindo todos os esforços para prover os espaços coletivos e individuais, do Campus sede e dos Campi (Coari, Benjamin Constant, Humaitá, Parintins e Itacoatiara) para que as atividades possam ocorrer de acordo com os planos de gestão acadêmica de cada unidade. “Preparar a Universidade para este novo momento de retorno tem sido um trabalho conjunto das Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e, especialmente, Unidades Acadêmicas, haja vista toda logística necessária para permanência segura das pessoas nos espaços comuns e coletivos de todos os campi, esta tem sido a maior preocupação da gestão”, conclui.