Inep divulga lançamento de Edital de Revalidação de Diplomas de Médicos
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), tem data marcada para 11 de outubro, 2020. O objetivo do exame é verificar se o nível de conhecimentos, habilidades e competências de médicos formados no exterior é equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil, preparados para atuar de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com matéria publicada no Inep, o Revalida será aplicado por meio de provas teóricas (classificatória para a segunda etapa) e práticas. A primeira (teórica) deve conter 100 questões objetivas (turno matutino) e cinco questões discursivas (turno vespertino). A segunda etapa, com edital próprio, está prevista para ocorrer em dezembro de 2020 e será realizada em estação clínica, onde o candidato fará 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes com diversos sintomas simulados.
Os profissionais que deverão compor a Comissão Avaliadora do Revalida já foram selecionados e todo o trabalho de avaliação deverá observar, sobretudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina.
O Revalida destina-se exclusivamente a revalidação de diplomas de médicos, profissionais de outras áreas devem submeter documentação à Plataforma Carolina Bori.
O lançamento do edital do exame está previsto para julho, 2020, no site do Inep.
Redes Sociais