Página inicial > Últimas Notícias > 93ª turma de Medicina da Ufam cola grau a distância

93ª turma de Medicina da Ufam cola grau a distância

• Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 17h27
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 18h13

A gente entra na Universidade cheio de sonhos e sai cheio de planos, expectativas e desejos, para a primeira turma de Medicina que colou grau a distância tudo isso se transformou em missão, pois ser diplomado médico em contexto de pandemia vai exigir bastante determinação. “No dia de hoje, ao passo que os 56 novos médicos realizaram a concretização de um sonho grandioso, ao mesmo tempo recebemos em nossos braços o peso de uma responsabilidade ainda maior diante de período tão difícil para a sociedade amazonense, brasileira e mundial”, comenta Liliane Félix, juramentista da 93ª turma de Medicina da Ufam.

Mas, se por um lado, os novos médicos sabem da grande responsabilidade que têm pela frente, por outro, a maturidade chegou mais cedo revestindo os novos profissionais de coragem para enfrentar as dificuldades vividas pelo sistema de saúde. “A princípio, o colegiado de curso e a grande maioria dos professores da Faculdade não aceitaram bem a questão da antecipação da colação, uma vez que ainda cumpriam internato, nos sentíamos corresponsáveis em mandar jovens inexperientes para o combate ao coronavírus, numa atitude maternal, tentamos preservá-los dessa realidade tão dura que os profissionais de saúde estão vivenciando, mas eles se mostraram maduros, corajosos e seguros do que querem e determinados a cumprir sua missão”, relembra a professora Camila Maria França Telles, coordenadora do curso de Medicina.

A Ayssa Kiev, oradora da turma, veio do interior da Paraíba, diz que pra compensar a falta da família, investiu todos os esforços em sua formação. “Não é fácil ficar longe do seu círculo familiar, então, eu precisava mostrar que não vim pra Manaus pra fica à toa, dei o máximo, me dediquei, tentei honrar a Faculdade de Medicina, considerada de excelente nível e hoje após seis anos eu me sinto capacitada pra exercer minha profissão”, comenta.

Este sentimento também é compartilhado pela Liliane Felix, a acadêmica, agora médica, diz que ter estudado na mais antiga instituição pública de ensino superior do País foi uma honra e que na Faculdade de Medicina pode contar com o apoio de mestres e doutores renomados. “Tenho confiança em minha formação, ao longo destes 6 anos tive a sorte de ser aluna de professores que são referências em suas áreas, que me ensinaram muito, tudo isso me faz sentir encorajada e preparada para exercer a medicina”, considera.

E são por essas pessoas tão dedicadas que vale a pena se inspirar, e a 93ª turma de formandos da Faculdade Medicina da Ufam, escolheu o professor e médico João Ricardo Rodrigues Maia, para homenagear todo o corpo docente. Sobre a homenagem, Maia diz que foi um privilégio, algo gestado da estreita relação com a turma, pois no sexto ano os alunos saem do ciclo básico para as primeiras experiências com as clínicas e de acordo com o professor, esse é o período que exige bastante compreensão por parte dos docentes. “Conversar e compreender meus alunos faz parte da minha escolha de ser docente, e com essa turma não foi diferente, perdemos as contas de quantas vezes ficamos por horas dialogando sobre a vida médica, sobre as dificuldades da carreira, os dilemas humanos, tudo isso foi muito enriquecedor”, conta.

Como professor das disciplinas Doenças Tropicais e Infecciosas (DTI) e Seminários Avançados 3 (SAV 3), Maia também se sente confortável ao afirmar que a turma está apta e bem preparada para desempenhar a profissão. “A construção do pensamento e da compreensão de doenças infecciosas é trabalhado desde as disciplinas básicas culminando com a contextualização na disciplina de DTI, ressaltamos que tudo nesta pandemia é um desafio e todos estamos aprendendo, porém os princípios elementares para compreender a dinâmica de uma epidemia e os ajustes relativos ao Covid-19 são de total domínio desses novos médicos”, conclui

A cerimônia colação de grau a distância, que ocorreu na manhã do dia 23 de abril, foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e contou com a presença dos professores Jacob Cohen e Ione Brum, vice-reitor e diretora da Faculdade de Medicina, respectivamente. Também estiveram presentes o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, professores do curso de Medicina, dentre outros professores e técnicos em educação.

Acesse Lista dos Alunos Diplomados

Cerimonial do evento