Página inicial > Últimas Notícias > Centro Acadêmico de Biblioteconomia e professor Martins dialogam sobre ações relacionadas à taxa de sucesso na graduação

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 14h43
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 15h36
A diretoria do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) se reuniu nesta segunda-feira (01) com o Professor Doutor Raimundo Martins para tratar ações relacionadas a taxa de sucesso na graduação do curso de Biblioteconomia.

Em reunião, realizada nesta segunda-feira (1.07.19),  com representantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e o professor Raimundo Martins, foi apresentado pelo docente indicadores que influenciam à taxa de sucesso dos acadêmicos do curso. Os números foram coletados em pesquisa realizada com os alunos do primeiro período do curso de Biblioteconomia (2019/1), onde foi proposto que os discentes respondessem questões ligadas à temáticas que permeiam a taxa de sucesso dos alunos no curso.

De acordo com o presidente do CABAM, Mateus Rebouças Nascimento, a reunião de iniciativa do professor Martins, marca o início do diálogo e articulação entre o centro acadêmico e os docentes do curso de forma que com o apoio efetivo dos professores se possa materializar ações que deem suporte aos discentes durante o período da graduação. "Nosso objetivo é minimizar a taxa de evasão dos discentes de Biblioteconomia e gradativamente aumentar o número de alunos formados a fim que forma a equilibrar o número entre ingressantes e diplomados", comenta.

Mateus explica ainda que a taxa de sucesso na graduação (TSG) é um indicador que mede o percentual de alunos calculado pela relação entre os alunos diplomados e os ingressantes, ou seja, por meio dessa comparação entre os que entram e os que conseguem finalizar a graduação é possível, por meio do  TSG, se perceber a existência de problemas como evasão ou retenção nos cursos.

Com base nas proposições debatidas nesta primeira reunião, o CABAM irá propor ações a serem implementadas com os alunos do curso de Biblioteconomia e a partir disto serão realizadas outras reuniões cujo objetivo é dar suporte a ações em curso.