Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão Permanente de Gestão do Acervo Acadêmico (CPGAA)

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 12h03 | Acessos: 5948

A Comissão Permanente de Gestão do Acervo Acadêmico (CPGAA) coordena dois setores essenciais para a gestão de documentos, no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg): o Serviço de Protocolo e o Arquivo Acadêmico.

Como um setor de assessoria e consultoria técnica, a CPGAA tem a responsabilidade de gerenciar toda a documentação produzida e recebida pela Proeg, buscando promover eficientemente a gestão, preservação, conservação e acesso a esse acervo acadêmico, independentemente do suporte em que foi produzido.
 
Serviço de Protocolo é responsável pelo recebimento, registro, encaminhamento e controle de documentos, além de atuar na orientação quanto aos procedimentos e prazos. Esse setor desempenha um papel essencial na fase corrente dos documentos, garantindo que os registros sejam tratados conforme as normas arquivísticas, possibilitando a tramitação adequada e sua posterior gestão mais eficaz.
 
Por sua vez, o Arquivo Acadêmico, inserido na estrutura da CPGAA, gerencia a documentação em suas fases intermediária e permanente. Isso envolve atividades como classificação, avaliação, descrição, preservação e acesso aos documentos. O Arquivo Acadêmico atua como um repositório estratégico, garantindo a integridade e a acessibilidade dos documentos ao longo do tempo. Sua atuação está alinhada com as diretrizes da Arquivologia, empenhando-se para a aplicação de práticas adequadas para cada fase do ciclo vital dos documentos.
 
Assim, a CPGAA, por meio da coordenação desses dois setores, promove uma abordagem integrada na gestão documental, buscando a conformidade com as normas arquivísticas e contribuindo para a eficiência, eficácia e legalidade no tratamento dos documentos produzidos e recebidos pela Proeg.
 
Além disso, a atuação da CPGAA compreende diversas atividades, incluindo coordenação, planejamento, orientação e execução de tarefas específicas. Essas responsabilidades abrangem aspectos relacionados às diferentes fases do ciclo vital dos documentos (corrente, intermediária e permanente), buscando a conformidade com os procedimentos e operações técnicas associadas à produção, tramitação, uso, classificação, avaliação, descrição, difusão, preservação e arquivamento dos documentos, assegurando que todas as atividades estejam em conformidade com as normas e legislações arquivísticas vigentes, promovendo boas práticas de Arquivologia.
 

Arquivista
Solange Huber dos Santos

Equipe Técnica
Márcia Venlud de Araújo

 
Bolsistas
Adson Levi Rodrigues Rocha
Ana Vitória Oliveira Brito

Serviços prestados pela CPGAA, acesse aqui
 
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Fim do conteúdo da página