Diploma

 

Registro e Expedição de Diploma - Ao concluir a graduação, o aluno precisa comprovar tal condição e, para levar avante a sua vida profissional, ele precisa ter em mãos o diploma, documento oficial, comprobatório de que colou grau.

A validade do diploma depende da emissão do número de registro pelo MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, que é pessoal e intransferível. Ao ser expedido deverá, obrigatoriamente, ser assinado pela autoridade máxima dentro da instituição, no caso o(a) Reitor(a), juntamente com o diretor da unidade e pelo aluno concludente.


Revalidação de Diploma - É o processo que objetiva declarar equivalentes aos expedidos em nosso País, os diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. É a possibilidade que muitos profissionais têm de revalidar o Diploma, quando a graduação ocorreu fora do País.

Exige vários requisitos, incluindo prova de proficiência em língua portuguesa, autenticação de documentos por autoridade consular e prova de conhecimentos específicos, ficando ainda na dependência da abertura de edital e previsão no Calendário Acadêmico.

  • Resolução Nº 042/2008 CONSEPE - Suprimiu a alínea “e” do Artigo 12 da Resolução nº 07/2008 – CONSEPE que trata de Revalidação de diploma estrangeiro;

  • Resolução Nº 007/2008 CONSEPE - Altera e consolida a Resolução nº 015/2004 que regulamenta o processo de revalidação de diplomas de cursos de graduação, expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior;

  • Resolução Nº 004/2008 CONSEPE - Referendou a Decisão nº 001/2008 – GR, 02.01.2008, que revogou a Resolução nº 065/2006-CONSEPE, de 20.12.2006, referente a suspensão do recebimento de inscrições de diplomas estrangeiros para revalidação e deu outras providências;

  • Resolução Nº 015/2004 CONSEPE - Regulamenta o processo de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior.