PROEG divulga Editais para vagas no PIBID 2022

• Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 08h46
  • Acessos: 2656

Por meio dos Editais n° 039 e 040/2022 - PROEG, a UFAM seleciona discentes da Universidade para bolsas de Iniciação à Docência e docentes da rede básica de ensino para bolsas de Professor Supervisor no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES).

Sobre o Programa

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Para os discentes da UFAM, serão disponibilizadas 528 (quinhentas e vinte e oito) cotas para a modalidade Bolsas de Iniciação à Docência (ID) e 132 (cento e trinta e dois) cotas para a modalidade voluntário de Iniciação à Docência (ID) destinadas à estudantes das licenciaturas referentes aos 10 (dez) Subprojetos contendo 22 (vinte e dois) Núcleos/Licenciaturas. Cada um dos 22 núcleos possui 24 cotas na modalidade Bolsas de Iniciação à Docência (ID) e 6 cotas modalidade voluntário de Iniciação à Docência (ID).
    Para os docentes da Rede Básica, serão disponibilizadas 66 (sessenta e seis) cotas de bolsa para a modalidade Professor Supervisor bolsista destinadas aos docentes das escolas públicas participantes distribuídas nos 10 (dez) Subprojetos contendo 22 (vinte e dois) Núcleos/Licenciaturas. O número máximo de cotas em cada um dos 22 núcleos é de 3 (três) bolsas.
    Nos Núcleos dos cursos de Licenciatura de Educação à Distância (EaD), o total das cotas de bolsa será dividido pelo número de polos participantes do curso, para Iniciação à Docência e Professor Supervisor.
    Os discentes bolsistas na modalidade Iniciação à Docência receberão da CAPES bolsas no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), enquanto os docentes da educação básica atuando como Supervisores receberão bolsas no valor de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
    Os editais contendo os procedimentos e critérios das seleções, bem como os cursos e escolas participantes para cada área, podem ser encontrados aqui: Editais PIBID.